Óbvio que quando o assunto é CASAMENTO, é consciente que haverá muito trabalho e dinheiro envolvido, mas só se tem realmente clareza do quanto é trabalhoso e é custoso, quando você é a pessoa que vai casar. Baseada na minha experiência vou disponibilizar dicas para tentar facilitar este seu momento; eu consegui encontrar ótimas dicas na internet quando estava organizando o meu, porém nem tudo o que eu precisava saber estava disponível, então para que você passe por menos "perrengues", seguem as dicas divididas em publicações.
A primeira dica é PESQUISA e PLANEJAMENTO. Pesquisa é essencial quando você não tem alguém próximo com experiência para lhe auxiliar, e principalmente quando você tem pouco dinheiro e resolve organizar e fazer tudo seguindo a linha DIY, como foi o meu caso. Utilizei essa ferramenta incrível que é a internet, especificamente os blogs que tratam do assunto, os que mais me serviram de "luz", foram: CASAR É UM BARATO (http://www.casareumbarato.com.br/) e CASANDO SEM GRANA (http://casandosemgrana.com.br/); são blogs que contém ótimas dicas sobre todas as coisas que envolvem o casamento e também histórias verídicas que podem servir de inspiração.
Antes de comprarmos a casa e marcarmos a data do casamento, já havia iniciado a minha pesquisa e tinha várias coisas salvas no meu computador e celular, muitas dicas e fotos, isso é uma DICA muito importante, que facilita muito a vida, TENHA UMA PASTA no celular ou computador (ou em ambos) e salve nesta determinada as coisas que você acha que são importantes e lhe serão úteis, isso ajuda na sua organização, quando você precisar recorrer encontrará tudo em um mesmo lugar.
Após termos comprado a casa e decidirmos mais ou menos uma data, comecei a colocar minha pesquisa em prática começando de fato o planejamento do casamento, primeiro seguindo uma das dicas das minhas pesquisas, reservei uma AGENDA PARA ANOTAÇÕES, dividi está por assuntos:
- Lista de Convidados (deixei este item primeiro, porque precisava ter uma noção da quantidade de convidados para decidir os demais);
- Data e Local;
- Convites;
- Fotógrafo;
- Vestimentas;
- Decoração;
- Lembrancinhas;
- Música;
- Lista de Presentes.
E assim em cada parte determinada para cada item, coloquei os telefones necessários, os valores, dentre outras coisas. Isso me auxiliou muito, já que nós estávamos organizando tudo.
DICA IMPORTANTÍSSIMA: acabamos marcando a data do casamento apenas 3 meses antes, o que foi uma loucura, principalmente pelo fato de que não tínhamos orçamento para bancar tudo, fizemos boa parte das coisas. Então a dica que deixo, porque quase enlouquecemos por essa situação, é: PLANEJAR COM MUITA ANTECEDÊNCIA. Quanto mais meses melhor, pois são muitos detalhes envolvidos, e dependendo do tipo de casamento, você precisará de bastante antecedência para agendar o local da cerimônia, festa ou recepção.